terça-feira, 31 de julho de 2018

Descobrindo o Parque Nacional Grande Sertão: Veredas - Parte 1

Na rodovia que dá acesso ao Parque Nacional Grande Sertão: Veredas (foto de Wagner Cosse)
Fotos de Thelmo Lins e Wagner Cosse

Clique nas fotos para ampliá-las

“O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia. Toleima. Para os de Corinto e do Curvelo, então, o aqui não é dito sertão? Ah, que tem maior! Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade?"

(Guimarães Rosa)

O livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, foi publicado em 1956. Ele narra a história de Riobaldo, Diadorim e outros personagens do sertão mineiro e sua luta pela sobrevivência em um território muitas vezes árido e inóspito. “Sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus, mesmo, se vier, que venha armado.”, relata outro trecho da obra, que se tornou um dos mais importantes clássicos da nossa literatura.
            Nos caminhos do sertão, em especial do sertão retratado por Rosa, é que está o Parque Nacional do Grande Sertão Veredas, localizado na divisa entre Minas Gerais, Bahia e Goiás, no noroeste mineiro, a quase 800 km de Belo Horizonte e a pouco mais de 350 km de Brasília. Criado em 1989, ele ocupa 231 mil hectares, onde a paisagem predominante são as veredas, conjunto de buritis e buritiranas, que concentram veios d´água, como se fossem pequenos oásis na paisagem. Além disso, podemos observar a vegetação típica do cerrado brasileiro, com árvores retorcidas e campos. Na região estão vários pontos abordados no livro, caminho dos boiadeiros e sertanejos, cenários incríveis de um dos mais fortes enredos da obra roseana.
            A fauna do parque é composta por 62 espécies de peixes, 44 espécies de anfíbios (inclusive um curioso sapinho cinza, que se camufla nas pedras), 31 espécies de répteis, 56 espécies de mamíferos e 244 espécies de aves, dentre elas a arara-canindé, o urubu-rei, o gavião-de-penacho. Dentre os animais, podem ser encontradas onças, veados, tamanduás, lobos.
            Gerido pelo Instituto Chico Mendes, o parque está sediado em Chapada Gaúcha, município mineiro, na rua que leva o nome do escritor de Cordisburgo.
Foi nesse paraíso natural que passei três dias intensos (27, 28 e 29 de julho de 2018), ao lado de meu companheiro de viagem Wagner Cosse, ciceroneados pelo condutor ambiental Elson Barbosa que, além de guia, nos oferece emocionadas interpretações de trechos do famoso livro de Guimarães Rosa. Ouvir os textos dessa obra consagrada contextualizados nas paisagens onde o autor se inspirou é simplesmente encantador.
Ficamos três dias na região, hospedados no confortável hotel Ares do Sertão, aberto no início de 2018. Do hotel para o parque ou para as atrações, fizemos o trajeto de carro. Para entrar no parque de automóvel, é essencial que ele tenha tração nas quatro rodas. As estradas têm muita areia, que dificultam o tráfego. Sem esta opção, preferimos fazer os trechos a pé ou em locais onde foi possível transitar com um automóvel mais possante, no caso uma Renault Duster 4x2. Vale dizer que há pessoas que alugam carros com tração em Chapada Gaúcha.
É importante também levar lanche e água para as caminhadas. Elas às vezes duram o dia inteiro e o sol é escaldante, mesmo em julho, quando é inverno no Brasil. As temperaturas atingem 30 graus com facilidade.
No primeiro dia do passeio, Elson propôs uma caminhada de 13km pelo parque. Fomos a um pequeno mirante, de onde avistamos uma parte do território, quase todo muito plano. Há poucas montanhas, sendo a principal o Morro Três Irmãos, ponto mais alto do trajeto e de onde também se avista o mundaréu de terra, entrecortado por riachos e veredas.
Tivemos, também, a oportunidade de conhecer e de nos banharmos em uma vereda, a do Capim de Cheiro, com suas águas frias e avermelhadas, pelo alto teor de ferro. Apesar disso, elas são límpidas e potáveis.
Confesso que não imaginava a beleza de uma vereda, que se assemelha a um pequeno jardim. Há uma infinidade de cores nas florações ao seu redor, principalmente a folha de fogo, que tem este nome por causa de sua cor avermelhada e de suas florinhas cor-de-rosa.
A subida aos Três Irmãos foi bastante íngreme e cansativa. Não fosse o sol tão quente, talvez o percurso pudesse ser enfrentado com mais tranquilidade. No entanto, ao chegar no alto, uma brisa intensa refresca o calor e a paisagem é de tirar o fôlego. Elson, mais uma vez, nos premiou com um dos textos do livro, interpretados com emoção e veracidade.
A próxima parada foi uma visita ao Balneário Rio dos Bois, que proporciona um banho de água cristalina. Para nossa decepção, a lanchonete do local estava fechada e não pudemos experimentar o peixinho tão alardeado pelo nosso guia. Felizmente, tínhamos comida para nos abastecer. Por isso, talvez, o balneário estivesse pouco frequentado. Além de nós três, apareceu um pequeno grupo de amigos.
Fiquei apenas na observação, não tive a coragem de entrar nas águas geladas. O sol estava se ponto e a chegada do frio já podia se sentir (durante a noite a temperatura costuma cair). Mas Wagner não se fez de rogado: mergulhou intensamente nas águas cristalinas.
Por falar em alimentação, achamos este o ponto fraco da viagem. Há poucas opções de alimentação regional e, em algumas localidades, todo o comércio estava fechado. Se não tivéssemos levado o lanche e água, passaríamos necessidade.
Não poderia deixar de citar que, além das belezas do sertão, o primeiro dia de visita (27 de julho de 2018) ainda teve um componente especial: o eclipse da lua, evento raro e de grande beleza. Ainda mais naqueles locais tão isentos da interferência da mão humana, das luzes da cidade e de outros apelos visuais da eletricidade. Momento marcante para se lembrar para toda a vida!
Por enquanto, fico por aqui. Na próxima postagem, relatarei o segundo e o terceiro dia da viagem. Abaixo, alguns contatos importantes para quem quiser desfrutar desse local de rara beleza:
Hotel Ares do Sertão (38) 3634-1186
Parque Nacional Grande Sertão Veredas (38) 3634-1465
Elson Barbosa, guia e condutor ambiental (39) 99866-3856.

“A vida é ingrata no macio de si; mas transtraz a esperança mesmo do meio do fel do desespero”.
(Guimarães Rosa)

Na estrada para Chapada Gaúcha, passamos por Urucuia, onde conhecemos o famoso rio que dá nome à cidade.
Na obra de Guimarães Rosa, ele compara os olhos de Diadorim ao tom esverdeado de suas águas

Wagner (chapéu) e Elson no mirante do parque

Vista do parque, com destaque do Morro dos Três Irmãos

O condutor Elson e eu

A flor conhecida como ciganinha ou caliandra, símbolo do parque

Vereda

Buritis

Interior da vereda, com suas águas ferruginosas

No alto do Morro dos Três Irmãos

Vista do parque, com destaque para as veredas

Elson: condução e interpretação de textos de Guimarães Rosa

Arara-canindé (foto de Wagner Cosse)

Arara-canindé

Balneário do Rio dos Bois

Hotel Ares do Sertão

Eclipse da lua

Viagem ao Chile Parte 5 – Casa Museu Isla Negra

Isla Negra, refúgio de Neruda Dormi contigo a noite inteira junto do mar, na ilha. Selvagem e doce eras entre o prazer e o sono, entre...