terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Brasil Profundo 3 – Palmas

No monumento em homenagem à Coluna Prestes, em Palmas (TO) (foto de Wagner Cosse)
Clique nas fotos para ampliá-las. Fotos de Thelmo Lins

            Ao sairmos de Goiás, pela BR 153, rumo ao Tocantins, nos deparamos com alguns dos trechos mais pesados da viagem, com tráfego intenso - principalmente de caminhões. Mas a estrada estava bem pavimentada. Ao cruzarmos o Tocantins, a mudança foi brusca. A estrada ficou esburacada, com muitos problemas.
            Antes de chegarmos a Palmas, capitado do Estado, passamos por várias cidades prósperas, como Gurupi, por exemplo, onde se pode atestar a riqueza do agronegócio brasileiro. Neste momento, já alcançávamos mais de 1.700 km.
            Chegamos a Palmas no final do dia 19 de dezembro de 2016 e ficamos na cidade o dia seguinte inteiro, retomando a viagem somente no dia 21 pela manhã. A primeira visão da cidade foi o espetacular Rio Tocantins, que banha toda a sua extensão. Cruzamos o rio em uma ponte com mais de um quilômetro que foi batizada com o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A segunda visão foi o perfil dos imensos edifícios construídos na orla desta cidade planejada, com ruas largas e trânsito tranquilo.
            Para chegarmos ao nosso hotel (Mac Hotel, um empreendimento recente, inaugurado há poucos meses, e bastante confortável), passamos por avenidas, rotatórias e praças arborizadas, com belos enfeites de Natal iluminando o caminho. Mal tomamos o banho e, ainda naquela noite, que era um domingo, fomos para uma praça onde havia uma feira de artesanato e comidas típicas. Optamos pela tapioca recheada, acompanhada por sucos deliciosos. Mas, como era “inverno”, havia muitos moradores que apreciavam seus caldos e sopas com a temperatura média acima de 33 graus. Eu suava em bicas só de ver a cena.
            Acordamos cedo e, após o café, fomos conhecer os principais atrativos de Palmas. Como era segunda-feira, muita coisa estava fechada, como museus, por exemplo. Por isso, preferimos ir em uma das praias do rio tomar para um banho de água doce, com direito a água de coco. Passamos ali toda a manhã nos refrescando do calor intenso. Em seguida, almoçamos em um restaurante bastante agradável, o Cabana do Lago, onde apreciamos alguns pratos típicos.
            Depois de um breve descanso, fomos conhecer a região da Praça dos Girassóis, onde fica o palácio do governo estadual e os principais prédios públicos. Ela é um considerada uma das maiores praças do mundo. A sede do governo não é muito atrativa, mas tem alguns belos portais. A melhor atração desse local é o Memorial Luís Carlos Prestes, feito em homenagem ao líder comunista (1898-1990), que chefiou, de 1924 a 1927, a Coluna Prestes. E o Tocantins foi como um dos seus pontos de passagem, naquela época em que só havia o Estado de Goiás. O projeto envolveu mais de 1.500 homens que cruzaram 25.000 km de Brasil difundindo novas ideias políticas contra a República Velha e as elites agrárias. Foi o maior movimento de um grupo até então, no mundo, mas que teve consequências trágicas. Cerca de 50% do contingente humano padeceu devido às doenças, cansaço e combates. Outra parte foi presa e exilada do país.
            O memorial foi projetado por Oscar Niemayer e lembra muito as obras mais recentes do arquiteto. Ao seu lado, um monumento que relembra uma das batalhas, com vários personagens em bronze. Como o espaço estava fechado, nos contentamos com sua visão externa. A obra foi contratada pelo governador Siqueira Campos, filho de um notório participante da coluna.
            À noite, a Praça dos Girassóis estava enfeitada para o Natal e aproveitamos para tirar algumas fotos.

            No dia seguinte, na nossa saída de Palmas, o tempo amanheceu nublado. Não reclamamos, pois isso amenizou o calor. Uma leve bruma encobria os prédios enquanto atravessávamos a ponte FHC para dar continuidade à nossa viagem rumo ao sul do Maranhão, nossa próxima etapa da viagem Brasil Profundo. Vale ressaltar que, na rodovia próxima a Palmas, avistamos algumas paisagens muito bonitas, formada por alagados. Um refresco para o corpo e para a alma.

Feira de artesanato

Iluminação natalina

Pernas para o ar: rio Tocantins

Rio Tocantins

Wagner: rio e água de coco

Praça dos Girassóis

Palácio do Governo

Entrada do palácio

Memorial de Luís Carlos Prestes

Estátua de Prestes


Museu criado por Niemeyer

Monumento em homenagem à Coluna Prestes


Praça dos Girassóis

Praia do Rio Tocantins, em Palmas 


Enfeites de Natal na Praça dos Girassóis


Ponte FHC

Palmas sob a neblina da manhã

Alagado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viagem ao Peru - Parte VII - Vale Sagrado dos Incas

  Em Ollantaytambo (foto de Wagner Cosse) Clique nas fotos para ampliá-las                Para conhecer melhor o Peru, em especial o Vale Sa...