quinta-feira, 19 de junho de 2014

Puebla, Oaxaca, Monte Alban e Mitla: choque entre culturas

No estupendo sítio histórico de Monte Alban


É inevitável, quando estamos viajando por outros países que tem algumas similaridades com o Brasil, que comparemos as estratégias de desenvolvimento da sociedade, principalmente na área da cultura e do turismo. Os dois países passaram por colonizações ibéricas, tiveram suas culturas originais sufocadas e até exterminadas pelos conquistadores europeus, mas ostentam em muitas cidades os nomes indígenas que marcaram suas tradições.
Em minha opinião, o México esta se preparando melhor para receber o turismo internacional. Suas cidades, pelo menos na área mais turísticas, são limpas e bem cuidadas. Nossa guia, Silvia, tem um conhecimento vasto do seu país, dá ótimas sugestões e ainda nos diverte e ensina com vídeos, mapas e comentários. Gostaria que o Brasil amadurecesse nessa área tal vital para a economia, pois abre espaço para uma grande e diversificada mão de obra. E praticasse preços mais atraentes, pois o turismo interno é caro.
Viajamos por duas das mais charmosas cidades coloniais mexicanas: Puebla e Oaxaca. Enquanto a primeira é considerada uma cidade espanhola, pois foi edificada pelos conquistadores para exibir seu poder, a segunda guarda tradições indígenas. Em ambas as cores das casas e o piso das ruas chamam a atenção pela beleza. As igrejas, conventos e palácios são suntuosos. Em especial, aquelas administradas pela ordem dominicana. Tanto em Puebla quanto Oaxaca, as igrejas e capelas dedicadas a Santo Domingo e a Virgem do Rosário são escandalosamente douradas, com entalhes e decorações magníficos.
Cafés, lojas, restaurantes, museus, mercados e galerias de arte comprovam a diversidade cultural e comercial dos municípios, que tem grande peso na economia do México.
Outras atrações são os sítios arqueológicos, pois o país possui 35 mil áreas de preservação construídas pelos povos pré-colombianos. Chamou-me especial atenção o sítio de Monte Albán, nas proximidades de Oaxaca. O lugar é de uma beleza extraordinária, com vários templos, um observatório astronômico e um bem restaurado campo de pelotas, jogo muito disputados pelos povos antigos - neste caso, dos zapotecas. Outro sítio, bem menor, é o de Mitla. Ao contrário de Monte Albán, que foi abandonado em cerca de 800 D.C. e coberto por vegetação florestal (o que garantiu sua preservação ate ser redescoberto no século 20), Mitla foi parcialmente destruído pelos espanhóis, que ainda construíram uma igreja católica em cima das ruínas. Por incrível que pareça, os povos antigos estavam mais bem preparados para os terremotos comuns nessa região e edificaram construções sólidas, que pouco se alteraram com os abalos sísmicos de anos e anos.
Essa parte da viagem também nos permitiu adentrar pelo interior mexicano, ficar mais próximos do povo e conhecer seus costumes. Vimos também as belas montanhas do sul do país, com relevante destaque para Sierra Madre.
Entramos na região tropical do México, mas isso e assunto para as próximas postagens.

Adelante!


Puebla

Detalhe da arquitetura de Puebla

Puebla

Crianças e adultos brincam na praça principal de Puebla

Altar da igreja matriz de Puebla

Religiosos conversam no adro da matriz de Puebla

Wagner posa para foto em rua de Puebla

Arquitetura de Puebla

Capela do Rosário, em Puebla

Thelmo Lins e Wagner Cosse na capela do Rosário, em Puebla

Nossa Senhora do Rosário, em Puebla

Detalhe da capela do Rosário

Criança de Puebla

Oaxaca

Estudantes de Oaxaca

Igreja de Santo Domingo, em Oaxaca

Interior da Igreja de Santo Domingo

Forro da Igreja de Santo Domingo

Detalhe da igreja de Santo Domingo

Rua de Oaxaca

Antigo convento transformado em hotel de luxo, em Oaxaca

Praça principal de Oaxaca

Estudantes universitário de Oaxaca

Músicos em Oaxaca

Bonecas em banca do mercado de Oaxaca

Rua de Oaxaca

Camisas da seleção mexicana em rua de Oaxaca

Monte Albán

Vista geral de Monte Albán




Detalhe de rosto esculpido no templo de Monte Albán

Estudantes visitam o sítio arqueológico

Blanca, Angela, Nieves, Marimar, Giorgio, Silvia e Conceição: integrantes do tour pelo México

O mesmo grupo, com suas sombrinhas coloridas

Estela com representação de uma mulher dando à luz uma criança

No campo de pelotas de Monte Albán

Vista geral do sítio, com o observatório em primeiro plano
Mitla

Sierra Madre

Igreja construída nas ruinas do sítio arqueológico de Mitla

Desenhos dos templos

Colunas de Mitla

Jardim de cactus em Mitla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viagem ao Peru - Parte VII - Vale Sagrado dos Incas

  Em Ollantaytambo (foto de Wagner Cosse) Clique nas fotos para ampliá-las                Para conhecer melhor o Peru, em especial o Vale Sa...